Recentemente, o site Poder 360 divulgou o ranking da performance nas redes sociais dos congressistas da nova legislatura, a partir do levantamento feito pela FSBinfluênciaCongresso. O estudo mostra que a deputada estreante Joice Hasselmann (PSL-SP), líder no Congresso do governo Jair Bolsonaro (PSL-SP), é a mais influente.
A pesquisa, informa o site, atribui notas às redes sociais de cada parlamentar considerando quantidade e o alcance das postagens, o número de seguidores e o engajamento. Em segundo lugar, aparece o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e em terceiro, Sargento Fahur (PSD-PR). O levantamento aponta, ainda, que, entre os 10 parlamentares mais influentes nas redes, seis estão no primeiro mandato. Além de Joice e Fahur, fazem parte da lista de novatos: Carla Zambelli (PSL-SP), Andre Janones (Avante-MG), Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Kim Kataguiri (DEM-SP).
VÍDEO: na prática, como vai funcionar e quanto custa regularizar os puxadinhos em Santa Maria
Os parlamentares mais influentes são do partido do presidente Bolsonaro ou que apoiaram sua candidatura. O chefe do país é um adepto desse tipo de mídia e as usa para anúncio de governo, além de ter feito a campanha eleitoral na plataforma. Chama a atenção que um dos parlamentares que esteve no topo nas últimas pesquisas, o santa-mariense Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara dos Deputados, no atual levantamento caiu para o 14º lugar. Com a chegada do PSL ao Congresso, o PT perdeu terreno, já que, até o ano passado, era o partido com mais nomes influentes nas redes sociais, e hoje o posto é da sigla do presidente. Porém, o PT lidera o número de postagens. Os petistas foram responsáveis por 21,1% delas, seguidos pela bancada do PSL (12,6%) e do Podemos (5,6%), aponta a pesquisa.